A Praia do Sono é uma bela e tranquila praia de águas cristalinas, cercada pela vegetação exuberante da Mata Atlântica, localizada em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ela faz parte de uma região conhecida como Costa Verde. De natureza rústica, o vilarejo caiçara é acessível apenas por trilha (uma longa trilha de aproximadamente 1h) ou por barco. O destino é perfeito para quem busca tranquilidade, se desconectar (literalmente) do agito das grandes cidades e se conectar com a natureza e consigo mesmo.
Praia: A própria praia é o principal destaque. Com sua areia branca e águas cristalinas, é ideal para relaxar, nadar e tomar sol.
Praia do Sono
Praia dos Antigos
Praia dos Antiguinhos
Trilhas: A trilha principal, que leva a praia do sono, é uma trilha moderada, de aproximadamente 1h 30min de caminhada, bem sinalizada (então se sua opção é fazer a trilha de forma independente, sim isso é possível).
Existem algumas trilhas que levam a praias vizinhas, como a Praia Antigos e a Praia de Antiguinhos. Essas caminhadas oferecem vistas deslumbrantes da paisagem costeira e da Mata Atlântica.
Cachoeira do Sono: Há uma trilha que leva até a Cachoeira do Sono, uma bela queda d'água cercada pela natureza exuberante da região. É um ótimo lugar para um mergulho refrescante.
Observação da Vida Selvagem: A região ao redor da Praia do Sono é rica em biodiversidade. Esteja atento para avistar pássaros, borboletas, macacos e outros animais durante suas caminhadas.
Passeios de Barco: Você pode contratar passeios de barco para explorar as ilhas e praias próximas, como a Ilha do Pelado e a Praia de Ponta Negra. Muitos desses passeios incluem paradas para mergulho com snorkel em recifes de corais.
Atenção, a praia do sono é uma praia de mar aberto, ou seja, as condições do mar fazem toda a diferença na aventura dos passeios de barco (sim, aventura mesmo, muitas vezes o frio da barriga é maior que na montanha russa)...
Fique atento aos preços: caso contrate passeio de barco de forma independente. Não encontrei preços tabelados, os valores mudaram ao longo do dia (o que achei bastante desagradável) e isso acabou soando um tanto abusivo e desrespeitoso com o turista. Além disso só trabalham com pix (e muitos lugares não pega sinal) ou dinheiro.
Exija equipamentos de segurança: Algumas embarcações não disponibilizaram coletes salva-vidas.
Surfe e Stand-up Paddle: As águas da Praia do Sono também são adequadas para a prática de esportes aquáticos como surfe e stand-up paddle. Existe opção para alugar equipamentos na própria praia.
Camping: Se você gosta de acampar, há opções de camping na Praia do Sono. Dormir sob as estrelas e acordar ao som das ondas do mar pode ser uma experiência única.
Gastronomia Local: existem vários restaurantes locais, que oferecem pratos típicos da culinária caiçara da região, com frutos do mar frescos. Há restaurantes e bares na praia onde você pode saborear essas iguarias. Lembre-se sempre de respeitar o meio ambiente e seguir as orientações locais para preservar a beleza natural da Praia do Sono.
Não é permitido levar animais domésticos nas trilhas, tampouco transportá-lo por outros meios para a Praia do Sono;
Não é permitido acampar fora de campings;
Não é permitido fazer fogueiras: utilize lampiões, lanternas e fogareiros;
É proibido usar produtos quimicos para banhos ou lavagem de objetos em córregos, poços ou cachoeiras;
É proibido caçar, pescar, capturar animais silvestres ou montar artefatos de caça. Observe os animais à distância, não os alimente.
É proibido retirar qualquer planta;
É proibido riscar, pintar ou pichar rochas, cavernas, grutas ou troncos de árvores;
É proibido utilizar aparelhos sonoros;
É proibido realizar caminhadas fora das trilhas existentes, bem como fazer abertura de atalhos (além de perigosos, degradam o meio ambiente);
É proibido praticar atividades comerciais ou exposição de objetos para vendas;
Comentarios