Bruxelas, a capital da Bélgica, é uma cidade cheia de história, cultura e arquitetura impressionante. Sede do Parlamento Europeu e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A cidade é conhecida por sua arquitetura deslumbrante e diversificada, por ser a cidade dos quadrinhos (andar pela cidade é uma atração única) e por sua culinária especial, sendo destaque a cerveja, as batatas fritas belgas e o chocolate.
Grand Place (Grote Markt): Patrimônio da UNESCO, esta é uma das praças mais bonitas da Europa, conhecida por sua arquitetura deslumbrante, incluindo a prefeitura e várias guildas. A Grand Place é especialmente impressionante durante a noite, quando está iluminada.
Atomium: Este ícone de Bruxelas foi construído para a Exposição Mundial de 1958. É uma estrutura em forma de átomo, com escalas magnificamente grandes, oferecendo vistas panorâmicas da cidade.
Mini-Europe: Situado ao lado do Atomium, exibe miniaturas das principais atrações da Europa, permitindo-lhe fazer uma viagem rápida pelos principais pontos turísticos do continente.
Manneken Pis: Uma das estátuas mais famosas do mundo, representando um menino fazendo xixi. Símbolo do povo de Bruxelas, do seu bom humor e da liberdade de pensamento, apesar de seu tamanho pequeno, é uma atração turística popular. Muitas vezes é vestida com trajes diferentes em várias ocasiões. A inspiração para a famosa estátua continua desconhecida, e o mistério deu asas à imaginação das pessoas, aumentando o encanto a este pequeno menino. Uma das versões conta que no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado urinando em baixo de uma árvore, no meio de uma batalha e foi, por isso, celebrado numa estátua como símbolo da coragem militar do pais.
Jeanneke Pis: embora tenha menor história e antiguidade, a estátua de mesmo tamanho representa uma menina urinando de cócoras. É uma versão feminina do Manneken Pis e está situada em um local bem estratégico: exatamento ao lado do bar Delirium Tremens, o mais famoso de Bruxelas pela grande variedade de cervejas, com mais de 2.000 tipos.
Cervejarias e Chocolate: Bruxelas é conhecida por sua cerveja artesanal e chocolates deliciosos. Faça um tour por algumas das cervejarias locais para provar cervejas belgas autênticas e visite algumas das melhores lojas de chocolate da cidade.
Delirium Café: este é o lugar perfeito para degustar várias das melhores cervejas do país. O menu tem pelo menos 200 páginas, tantos rótulos locais e internacionais renderam ao estabelecimento o reconhecimento do Guiness Book.
Dicas:
se não souber o que degustar, uma boa pedida é a régua de cerveja ("beer fligth"), que te dá algumas das inúmeras opções para você degustar!
Do lado de fora do Delirium, encontra-se a estátua de Jeanneke Pis.
Belgian Beer World (Museu da Cerveja): A Bélgica possui mais marcas de cerveja do que qualquer outro país do mundo. A cultura da cerveja belga tem o status de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. A cerveja belga simplesmente possui uma extraordinária mistura de influências, criatividade e... "Belgitude". O Belgian Beer World, mais do que um museu da cerveja, uma experiência interativa!
Street Art: em Bruxelas, você encontrará uma cena de arte de rua vibrante e diversificada. Alguns dos bairros mais conhecidos por sua arte urbana são o Bairro Marolles, Saint-Gilles e o centro da cidade. Na região de Marolles, especialmente ao redor da Rua Haute, você encontrará uma variedade de murais coloridos e obras de arte em fachadas de prédios. A área de Saint-Gilles também é conhecida por suas paredes adornadas com grafites criativos e obras de arte únicas. Além disso, Bruxelas abriga várias galerias de arte urbana, como a "MIMA" (Millennium Iconoclast Museum of Art) e a "Kool Koor". Esses espaços oferecem exposições e eventos relacionados à arte urbana, além de contribuir para a preservação e promoção desse tipo de expressão artística. Ao explorar as ruas de Bruxelas, você certamente encontrará uma rica cena de arte de rua que reflete a diversidade cultural e a criatividade da cidade.
Brussels Comics Figurines Museum: este museu te fará mergulhar em uma coleção particular de figuras do mundo dos quadrinhos belgas (Tintin, Spirou, Os Smurfs...), americanos (Homem-Aranha, Batman...) e muitos outros. Essa experiência imersiva e com som aprimorado agrada a todos e traz de volta muitas lembranças da infância (esteja ela distante ou não). O Trip Advisor concedeu ao Moof o certificado de excelência no ano de 2014 a 2020.
Ele está localizado em Bruxelas, atrás da grande estátua do Smurf branco, na galeria HORTA, no NÍVEL -1.
Parc du Cinquantenaire: Um parque urbano impressionante que abriga o Arco do Triunfo e vários museus, incluindo o Museu do Exército e o Autoworld, um museu de carros antigos.
Palácio Real de Bruxelas: Embora seja a residência oficial do rei da Bélgica, o palácio é aberto ao público durante o verão, permitindo que os visitantes admirem suas impressionantes salas e jardins.
Catedral de São Miguel e Santa Gúdula: Uma majestosa igreja gótica que remonta ao século XIII, famosa por suas belas vidraças e arquitetura impressionante.
Sua construção começou no início do século XIII sobre uma construção românica do século XI e não terminou até dois séculos depois.
A catedral era conhecida como a Igreja de São Miguel até que, em 1047, depositaram no interior os restos de Santa Gúdula, falecida em 712, e desde então, a igreja ganhou o nome de São Miguel e Santa Gúdula.
O interior da Catedral de Bruxelas já que foi saqueado diversas vezes por iconoclastas protestantes e revolucionários franceses. Apesar disso, a catedral conserva um aspecto impressionante.
Situado à direita da nave central, se destaca um belo púlpito barroco talhado em madeira de 1699, além dos originais confessionários de carvalho do século XVII, as enormes estátuas situadas nas colunas e alguns vitrais perfeitamente conservados.
O “Tesouro” da catedral está na Capela do Santíssimo Sacramento, guardado cuidadosamente por um pórtico de ferro forjado do século XVIII. No interior são mantidos diversos objetos litúrgicos e religiosos, cálices, vários retábulos e esculturas. Na capela se destacam vários vitrais, mais amplos que os do resto da catedral, que datam de 1540.
Um detalhe que tampouco passa desapercebido na catedral é o imponente órgão Grenzing com mais de 4.000 tubos e 4 teclados.
Museus Reais de Belas Artes da Bélgica: Este é um complexo de museus que abriga uma vasta coleção de obras de arte belgas e estrangeiras, incluindo pinturas de artistas famosos como Rubens e Magritte.
Jardim Botânico: nos arredores de Bruxelas, você encontrará o Jardim Botânico de Meise, um dos maiores do mundo, com seus 92 hectares e cerca de 18.000 plantas. É um lugar para caminhar e descobrir a natureza e o patrimônio, mas também para estudar e preservar espécies de plantas. Saiba mais sobre a história do lugar no castelo de Bouchout, descubra plantas exóticas e tropicais no Plant Palace e explore o Wood Lab, onde você pode manusear esse precioso recurso natural. Sem esquecer as dezenas de jardins onde você pode admirar milhares de plantas: o Teatro das Flores, o Jardim das Rosas, o Jardim das Fragrâncias e Cores, que abriga plantas usadas para criar perfumes e aromas, o Jardim Culinário, onde crescem frutas, legumes e ervas comestíveis, o Jardim das Plantas Medicinais, o Laranjal, onde você pode encontrar frutas cítricas e outras plantas mediterrâneas e subtropicais, a colmeia no Apiário, etc. Tudo isso para proporcionar uma riqueza de informações sobre a natureza! Atividades e exposições de arte são organizadas durante todo o ano.
Parlamento Europeu: Se você estiver interessado em política e assuntos europeus, pode fazer uma visita guiada ao Parlamento Europeu e aprender mais sobre o funcionamento da União Europeia.
Bairro de Marolles: Este bairro histórico é conhecido por suas lojas de antiguidades, mercados de pulgas e atmosfera boêmia.
Gastronomia: Não se esqueça de experimentar as especialidades culinárias de Bruxelas, como as batatas fritas, o waffle belga, o chocolate e, é claro, os famosos moules-frites (mexilhões com batatas fritas).
Mont des Arts – do alto você terá uma das mais belas e conhecidas vistas de Bruxelas. Além de ser um ponto turístico de encher os olhos e garantir fotos instagramáveis, o Mont abriga alguns museus muito interessantes da capital.
BELEXPO: exposição interativa sobre o clima e as cidades do futuro, criada pela Brussels Environment. Experimente alternativas de mobilidade, cultive vegetais em movimento rápido, aprenda a consumir de forma mais sustentável, descubra empregos relacionados ao meio ambiente ou reduza o consumo de energia em casa. Além disso, o Clim' Avatar, a inteligência artificial da BELEXPO, ajuda os visitantes a entender melhor as mudanças climáticas e as missões a serem cumpridas graças a uma nova animação.
O Museu René Magritte: localizado na casa onde o famoso pintor surrealista viveu por vinte e quatro anos, o espaço foi recriado com móveis originais. Na sala de jantar desse apartamento alugado, o artista pintou quase metade de sua obra. A Rua Esseghem, 135, também foi a sede dos surrealistas belgas. A casa foi restaurada e transformada em um museu entre 1993 e 1999, projetada para ser um tributo permanente a um dos pintores mais brilhantes de todos os tempos.
Musée de la Médecine (ULB): o Museu de Medicina é destinado a todos os entusiastas, especialistas ou simplesmente a qualquer pessoa interessada em medicina e no pensamento médico apresentado na arte, na história e na literatura, desde a antiguidade até os dias atuais. Sua proximidade com o Erasmus Hospital permite que o museu reconstrua seus itens em fascinantes raios X, revelando os segredos de sua composição, como a mais recente obra-prima do museu, o "Ecorché" do Dr. Auzoux
Comentários